Processo de rastreamento by Technomark Combo

Com o objetivo de melhorar o processo de rastreabilidade das estruturas e das peças em metal produzidas pela ROQ Laser, a empresa adquiriu recentemente a máquina de marcação por micropercussão TECHNOmark Combo.

Com a aquisição deste novo equipamento, a ROQ Laser vai ainda mais de encontro às necessidades dos clientes, reforçando também o seu processo de Qualidade.
 

O que é a TECHNOmark Combo

 A máquina de micropercussão TECHNOmark Combo é uma solução ideal para o fabrico de estruturas e de peças em metal que necessitam de gravação de informação que possibilidade a rastreabilidade, como, por exemplo, números sequenciais, nomes, ou até mesmo QR Code.
Esta máquina pode ser utilizada no modelo bancada ou portátil, o que se revela ideal para pequenas ou grandes peças.
Permite a marcação de peças feitas pelos mais variados materiais e soluciona problemas de Identificação, codificação e rastreabilidade.
Com este tipo de gravação, ao contrário do laser, garante que mesmo com os tratamentos realizados na peça, a gravação não fica danificada ou desaparece.

Equipamento 1-2 modo


Com a nova solução Combo, a micropercussão na ROQ Laser é ainda mais versátil.
Como possui um modo portátil e um modo bancada, em menos de 10 segundos é possível passar de um modo para o outro sem necessidade de grandes ajustes.

Modo bancada: A cabeça de marcação é fixa numa coluna com facilidade de ajuste. Ideal para peças de pequeno e médio porte.

Modo portátil: o utilizador transporta o cabeçote de marcação sem fio até uma distância máxima de 10 metros da estação de marcação. Ideal para peças médias a grandes, pesadas ou de difícil acesso.

 

Melhorias no processo de Qualidade da ROQ Laser mediante esta nova solução de rastreabilidade


Identificação:
Cria uma espécie de “identidade” da peça, permitindo saber através desse código, informações relevantes sobre essa estrutura ou peça em metal.

Codificação:
O processo de codificação da TECHNOmark Combo engloba a possibilidade de gravar na estrutura ou na peça, texto, uma sequência numérica, uma data, um logotipo ou até mesmo um código QR.

Rastreabilidade
Esta máquina acrescenta ainda mais valor neste ponto. Tanto do ponto de vista dos clientes, como para a ROQ Laser.

Do ponto de vista dos clientes:

Com o código gravado na peça, os clientes da ROQ Laser conseguem perceber de forma rápida que somos o fornecedor. Desta forma, conseguimos fornecer-lhes informações importantes que possam estar associadas aos códigos gravados.
Adicionalmente, com esta gravação, a ROQ Laser continua a assegurar que cumpre a lei que obriga a rastreabilidade do produto para proteção do consumidor final e das partes envolvidas.
O equipamento ajuda ainda nas melhorias de qualidade e eficiência que a ROQ Laser tem vindo a implementar, seguindo o caminho da indústria 4.0

Do ponto de vista da ROQ Laser:

Conseguimos saber ao detalhe o histórico da máquina, estrutura ou peça em metal que enviamos para cada cliente, certificando que foram produzidas na ROQ Laser.
É também possível saber qual a matéria prima, o operador que fez a peça e, aliado à rastreabilidade existente na nossa fábrica, é possível determinar os consumíveis, certificados, ordens de produção, entre outras.
É importante para prever o tempo da vida das peças em metal e entender, caso seja efetuada uma medida preventiva, se surtiu ou não efeito.

A utilidade desta máquina é infindável devido ao facto e poder ser usada em inúmeras fases do ciclo de vida das máquinas, estruturas e peças em metal que a ROQ Laser produz.

Utilização da máquina na ROQ Lazer


1. Configuração do elemento a ser gravado




2.Alinhamento com a peça




3. Gravação com micropercussão

Melhoria de processos e dos produtos

Com a aquisição da máquina TECHNOmark Combo, a ROQ Laser dá mais um passo na direção de melhorar ainda mais o processo de fabrico e o produto final.
Com a implementação desta máquina na linha de produção, a rastreabilidade agora é possível a 100%.
É possível saber pormenores como a certificação do material que foi usado, todas as operações executadas, as datas de produção, entre muitos outros dados relevantes para uma resposta rápida a eventuais questões que possam surgir.
Pelo que nas máquinas, estruturas e peças em metal produzidas pela ROQ Laser é perfeitamente normal observar códigos ou outro tipo de gravação criada pelas nossas equipas de Qualidade e Industrialização.